21/11/2024
Home / Brincadeiras  / Festas infantis: confira dicas de cardápio

Festas infantis: confira dicas de cardápio

Chegou o momento de pensar no que servir na festa do seu filho. Em festas infantis, sempre há muitas dúvidas e preocupações se as comidinhas vão agradar os convidados. Claro que a escolha vai depender

Chegou o momento de pensar no que servir na festa do seu filho. Em festas infantis, sempre há muitas dúvidas e preocupações se as comidinhas vão agradar os convidados. Claro que a escolha vai depender do horário, da época, do local da festa e principalmente do quanto você está disposto a gastar, mas veja algumas dicas para não fazer feio:
Se a festa começar no final da manhã / início da tarde:
Se a comemoração for pela manhã invista em sanduichinhos, pães de queijo, geleias, chás, sucos e frutas. Mais perto do horário do almoço, sirva massinhas, tortas/quiches ou sanduíches de carne louca, por exemplo. Se você não quiser contratar um buffet de brunch, existem várias padarias que podem te auxiliar na montagem do cardápio.

+Primeiro natal do meu bebê: o que fazer

Se a festa for na hora do almoço:
Aqui o cardápio precisa ser mais reforçado, mas vai depender muito do perfil do anfitrião, que pode optar por churrasco, feijoada, buffet de crepes ou massas, risotos e etc. Ainda há quem prefira os lanchinhos, mas eles precisam ser mais consistentes nesse horário. O importante é deixar claro se será ou não um almoço para que os convidados saibam o que esperar.

Festa começando à tarde:
Para uma festa à tarde é interessante oferecer comidinhas que dispensem o uso de talheres e que as pessoas possam comer em pé. O buffet de lanchinhos é sempre um sucesso entre crianças e adultos: hamburguer, cachorro quente, crepes, pizza estão entre os mais disputados. Os tradicionais salgadinhos como: coxinhas, kibes e bolinhas de queijo também são uma boa pedida. Mas se você quiser sair um pouco do convencional, pense em um buffet Finger Food, que costuma utilizar um cardápio com opções mais saudáveis e está muito em alta.

Festa à noite:

Em uma festa neste horário, as pessoas pensam em comer coisas mais leves, então a sugestão é seguir o cardápio da tarde, adicionando algo mais substancial como escondidinhos ou polentinhas servidos em pequenas cumbucas, por exemplo. Buffet de crepes ou de pizzas também vão super bem neste turno.

Os doces são bem-vindos em todos os horários de festa! Brigadeiro, beijinho, cajuzinho, bicho de pé, maçã do amor, cupcake, cakepop, pushpop, brownie, trufa, pão de mel, macarons, hummmm… uma infinidade de opções saborosas que ainda podem ajudar e muito na decoração da mesa. O bolo é essencial e merece atenção especial: deve ser lindo e delicioso!
Dicas úteis:
  • A melhor parte de ir à uma festa de criança, é poder comer aquelas delícias cheias de calorias. Mas não precisa exagerar na quantidade de frituras. Oferecer salgadinhos assados – como esfihas e pasteizinhos de forno – é uma ótima maneira de balancear a equação;
  • Sempre avaliar se na sua festa haverá mais adultos ou mais crianças, pensar em opções que agradem à todos mas priorizando quem é maioria;
  •  Se a festa vai contar com crianças entre 2 e 5 anos, essas serão certamente opções que podem ser incluídas em qualquer um dos horários que você definir. Deixar os itens dispostos numa mesa para que eles mesmos possam se servir é uma boa ideia:
  • Pipoca e gelatina são sempre um sucesso. Não deixe faltar! Além disso, outras opções legais são sanduíches com queijo branco, frutas no palito, milho cozido na espiga ou no potinho.
Épocas do ano: no verão que tal adicionar sorvetes ou picolés ao cardápio? No inverno um creme de mandioquinha ou chocolate quente caem muito bem;
Festas temáticas: pé de moleque e paçoquinha não podem faltar na festa junina; Se for um piquenique, sirva comidinhas adequadas também.
Restrições alimentares: se seu filho tem ou você conhece algum amiguinho que tenha qualquer tipo de alergia ou intolerância alimentar, é claro que vai ser muito bacana ter opções sem lactose ou sem glúten, por exemplo, para ele na festa;
Não há nada mais deselegante do que ir a uma festa e só ter refrigerante para oferecer para as crianças. Sucos são essenciais (em nome da praticidade, podem ser de caixinha) e claro, muita água. Jarras com água aromatizada tem uma bela apresentação e podem inclusive fazer parte da decoração.
Claro que tudo deve ser de ótima qualidade e procedência. Não deixe de dar atenção especial à apresentação das comidinhas, não são só os pequenos que ficam atraídos (ou não) pelo aspecto do que lhes é oferecido.
Já decidiu o horário da festa? pensou no que gostaria de servir? Então mãos à obra!

Anna Maron sempre foi a festeira da família e a organizadora oficial dos eventos entre amigos. É analista ambiental por formação, mas há alguns anos, decidiu largar a vida corporativa e dedicar mais tempo à filha. Sempre fez questão de planejar e organizar todos os aniversários dela, mas foi só quando a segunda filha nasceu, que resolveu entrar de cabeça no mundo das festinhas infantis. Há 3 anos tem sua própria empresa de festinhas personalizadas, a Anna Maron Festas Criativas.
Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário