Quando desfraldar meu filho?
O momento do desfralde é crucial. Ele começa a marcar a autonomia de sua criança, e é um marco que deve ser comemorado! No entanto, é um momento que causa dúvidas em muitas mamães de primeira
O momento do desfralde é crucial. Ele começa a marcar a autonomia de sua criança, e é um marco que deve ser comemorado!
No entanto, é um momento que causa dúvidas em muitas mamães de primeira viagem. Quando devo fazer isso? Como conduzir o processo?
Para desfraldar sua criança, é preciso que ela esteja já bastante preparada para essa nova conquista, e que atinja uma idade em que tenha controle físico das suas necessidades. Ou seja, não force o processo até que sua criança esteja segura para controlar sua fisiologia sozinha, pelo menos em um bom nível.
Para algumas, isso pode acontecer a partir do primeiro ano e meio de idade; outras, só atingem esse estágio aos três anos. Não há porque ter pressa!
Existem fatores capazes de influenciar esse processo. Exemplo: as meninas, normalmente, são desfraldadas mais rapidamente do que os meninos (e não há explicação comprovada para isso). Crianças com irmãos mais velhos também apresentam esse quadro. E acredite: a estação do ano também favorece o desfralde! É mais comum estimularmos no verão, quando a criança se sentirá ainda mais confortável sem a fralda.
Então, depois de garantir que a sua criança está pronta fisicamente para esse grande passo, é necessário que você forneça meios adequados para que ela possa se desprender das fraldas.
O penico é a opção mais indicada, pois dá segurança à criança e pode ser alcançado sozinho por ela, mas o adaptador para vaso sanitário também pode ser uma escolha. Se possível, opte pelo penico.
Caso eles demonstrem medo do penico ou do vaso, procure descontraí-los. A nova situação pode assustar a criança, pois não está acostumada a isso, à temperatura gelada da superfície ou simplesmente por medo de cair do vaso. Faça companhia, conte estórias e estimule distrações em seu filho. Tenha sempre muita tranquilidade e reforce o exemplo! Sempre que possível, permita que a criança veja a mamãe ou o papai também utilizando o vaso. As chances de querer imitá-los é maior!
Atenção ao processo!
O ideal é, por exemplo, tirar as fraldas diurnas e, gradualmente, encerrar também as noturnas.
Independentemente da idade em que seu filho estará pronto para isso, o mais importante é que isso seja um processo lento, gradual e, acima de tudo, confortável.
Com muita paciência e carinho, será uma experiência memorável!