É de conhecimento geral que o recém-nascido é provavelmente o estágio de vida em que precisamos de mais cuidados. No entanto, não dar conta do recado ainda é um receio muito forte em muitas mães, especialmente as de primeira viagem! Confira aqui alguns pontos importantes que podem ajudar nessa etapa muito especial.
Mantenha em dia os exames e vacinas de seu bebê, principalmente nos primeiros meses de vida, quando são imprescindíveis para regularizar sua saúde frágil. Garanta que, na maternidade, todos os exames e testes necessários tenham sido feitos: o exame do “pezinho”, a tipagem sanguínea, a triagem auditiva, o reflexo vermelho, teste do coração e do quadril. Em relação às vacinas, as de hepatite e tuberculose já são aplicadas na maternidade; no entanto, garanta que as próximas estejam em dia, no posto de saúde ou em clínicas particulares.
Fique atenta para as cólicas. Elas acontecerão e são, geralmente, inevitáveis! O importante é que você mantenha a calma e esteja relaxada para poder confortar seu bebê nesse momento difícil. Muitas vezes, a duração das cólicas – e do choro – é longa; uma opção que pode tranquilizar o recém-nascido são massagens suaves no abdômen e barriga.
Adquira o costume de levar seu bebê para um banho de sol (evitando os horários de luz muito intensa). Esse hábito é muito importante para ativar constantemente a vitamina D, recebida pelo bebê por meio do leite materno. Essa vitamina é essencial para o combate de doenças autoimunes!
No mais, curta todos os momentos que puder com seu bebê recém-nascido. O maior remédio ainda é o aconchego de mãe!