Por que as crianças têm medo de Papai Noel?
Todos nós temos nossos temores. Principalmente quando somos pequenos! Eles são diversos: medo do escuro, dos trovões, dos fogos de artifício, de altura, de monstros, do desconhecido. Por mais estranho que possa parecer, muitas crianças sentem
Todos nós temos nossos temores. Principalmente quando somos pequenos! Eles são diversos: medo do escuro, dos trovões, dos fogos de artifício, de altura, de monstros, do desconhecido.
Por mais estranho que possa parecer, muitas crianças sentem medo da figura do bom velhinho. Muitos medos que sentimos – inclusive as crianças – são irracionais; esse, porém, pode ser explicado e, além disso, muito comum. Você sabe por quê?
De acordo com especialistas, o medo de Papai Noel pode estar relacionado ao fato de ser uma figura sem identidade, fantasiada, como o palhaço (outro temor bastante comum entre as crianças). Por ser algo desconhecido, pode despertar medo nos pequenos. Alguns traços de sua aparência também podem assustá-los, como a grande barba, por exemplo.
O que fazer, então com relação a esse medo?
De acordo com a psicopedagoga Rony Gladys Albuquerque Lins Melo, os pais não devem forçar os pequenos a se acostumarem com a figura do Papai Noel. Cada criança tem um tempo específico para lidar com seus medos. Forçá-los pode intensificar o desconforto acerca da figura de Noel.
Um conselho da psicopedagoga é estimular o imaginário das crianças. Por ser uma fantasia, ele pode assustá-las; no entanto, uma criança com imaginação estimulada estará muito menos propensa a estranhar o Papai Noel e outras figuras fantasiosas. Isso porque, ainda segundo ela, a criança pode não diferenciar a fantasia da realidade. Assim, seres fantásticos não são apenas isso para ela: são partes de seu mundo, como qualquer outra.
Conte histórias, mostre imagens, jogue jogos. Procure estimular sua criança de todas as formas possíveis. Filmes e desenhos natalinos também podem ser uma boa pedida. Mas, acima de tudo, respeite o tempo de seu filho, caso ele apresente esse medo. Na grande maioria dos casos, ele passa naturalmente! Com paciência e estímulo, todos os medos da criança podem ser superados.