Toda criança em algum momento encontra dificuldades com alguma matéria na escola seja ela: matemática, português, história, geografia, inglês, espanhol, a dificuldade aparece e nós pais nessas horas temos duas opções, ou ajudamos nossos filhos criando um ambiente de estudos adequado, (sem distrações) ou recorremos a profissionais capacitados para poder sanar as dúvidas dos nossos filhotes. Vale ressaltar que a ajuda dos pais sempre é bem-vinda, mas tome cuidado, ajude o seu filho a solucionar o problema, e em hipótese alguma resolva o problema para ele. Isso só o tornaria uma criança mais preguiçosa e sem vontade de aprender.
+Criar uma rotina de estudos com o filho é essencial, apontam especialistas
Bom, vamos lá, vamos tentar ajudar e explanar alguns pontos de como criar a rotina perfeita de estudos para o seu filho:
- Planejar é essencial
Criar um plano de estudos ajuda e muito na rotina do seu filho. Observe quantas matérias ele recebe por semana e a prazo de entrega das mesmas, para assim poder criar um plano de estudos que não superlote o seu pequeno. Divida as matérias a serem estudadas com a sua esposa(o), para obter o melhor potencial do seu filho. Saiba também qual o melhor horário de desemprenho do seu pequeno, alguns gostam e tem mais facilidade de fazer as coisas logo pela manhã quando estão com a cabeça fresca e bem descansada, já outros preferem fazer a lição a noite por estarem mais ligados e já terem feito outras coisas no dia.
- Combinar antes
Combine antes com o seu filho o porquê de se ter a rotina de estudos e não jogue apenas a velha desculpa do “eu que mando” ou “porque sim”, isso está velho e ultrapassado. Sente com o seu filho e explique que a lição de casa é extremamente importante no processo de aprendizagem e que com tudo organizado sobrará mais tempo para outras tarefas do dia a dia.
- Seja um exemplo
Você pai ou mãe que estiver lendo essa matéria lembre-se bem disso, seja um exemplo para seus filhos tanto de ética quanto de responsabilidade. Não podemos deixar de dizer que nossos filhos se espelham muito em nós mesmos e o nosso comportamento servirá como exemplo dentro e fora de casa nas ações deles no dia a dia. Não exija dele um comportamento correto e regular se você mesmo não se torna um exemplo para ele.
- Recompensas
Metas e prêmios estão instalados em todos os setores da nossa sociedade, por isso você pode estabelecer metas com o seu filho de premiações com base nas atividades, nas notas, na organização em casa, e em praticar esportes. Lembre seu filho que é sempre importante estudar por prazer e para seu desenvolvimento e que os prêmios são o reconhecimento de um trabalho bem executado. Ah, nunca compre os seus filhos, jamais, em hipótese alguma dê algo esperando um retorno positivo. Apenas o premie seu pequeno pelas tarefas feitas e bem executadas.
- Ambiente adequado
Não adianta exigir do seu filho um bom desempenho se o mesmo é obrigado a realizar suas tarefas em um sofá ou a frente de videogames ou computadores isso só vai distrai-lo e tornar as tarefas chatas e apressa-lo a fazer de qualquer jeito.
Crie um ambiente com livros e sem muita tecnologia ao redor, com uma mesa espaçosa, uma boa iluminação e fique de olho sempre caso você precise dar aquela mão para o seu filho.
- Valorize a cultura
Leve seu filho para passeios culturais como: teatros, museus, parques, livrarias. Crie um interesse no seu pequeno em aprender fora da escola.