Depois do parto, levar o bebê para casa é provavelmente o momento mais esperado pelas mamães! Mas é importante lembrar que isso também significa que, a partir desse momento, há muitos cuidados que devem ser tomados para para garantir que ele esteja em um ambiente seguro, que não interfira em seu crescimento saudável.
Na verdade, você sabia que cerca de 70% dos acidentes envolvendo crianças acontecem dentro de casa? Preparar uma casa segura pode evitar muitos deles!
Em primeiro lugar, nunca deixe seu bebê sem proteção. Apesar de pensarmos que o bebê ainda não se mexe e não se vira quase nunca, surpresas nada agradáveis podem surgir. Por isso, as grades do berço devem sempre ficar elevadas para que ele não caia. Nunca o deixe sozinho no trocador também! Em cadeirinhas ou no bebê conforto, não se esqueça de colocar o cinto de segurança.
Invista em travas de gavetas e armários. Elas podem ser grandes aliadas, especialmente na cozinha e em outros cômodos que contenham objetos cortantes, pontiagudos ou até mesmo vidros e outros materiais que podem quebrar e machucar seu filho. Portas de armário e gavetas podem estar ao alcance das crianças e de sua curiosidade!
Guarde também fora do alcance de seu filho produtos que possam ser impróprios para o consumo de alguma forma, como substâncias tóxicas. Entre eles, estão o sabão e outros produtos de limpeza, detergente, shampoo e condicionador, perfumes, remédios, entre outros. Caso consumidos, muitos desses produtos podem causar sérios danos à saúde do bebê.
Sempre mantenha as janelas fechadas ou protegidas!
Instale redes de proteção, de náilon ou polietileno, especialmente se você mora em um apartamento ou casa com mais andares. Atenção também às escadas: elas devem contar com portões na base e no topo, para evitar quedas. As mesmas telas de proteção são necessárias entre os degraus caso eles sejam vazados.
Não se esqueça também de usar protetores de tomada contra choque, bem como protetores de quina de mesa.
Cuidar para manter a proteção em sua casa é fundamental para que seu bebê esteja sempre seguro. Principalmente nos primeiros anos de vida, quando a curiosidade das crianças é extrema, ao contrário de seu senso de perigo, que é pouco aguçado. Atente-se a essas dicas!