No caos da vida urbana, entre trânsito, horários apertados e apartamentos, muitas crianças acabam por crescer sem muito contato com a natureza. No entanto, é comprovado por especialistas que os pequenos em contato com o mundo verde têm mais qualidade de vida e mais consciência e percepção do mundo ao seu redor!
Os benefícios da relação com o verde são muitos. Estão entre eles:
- Desenvolvimento da criatividade
Estar na natureza é também um sinônimo de explorar o meio. Assim, é um estímulo à curiosidade e à imaginação da criança, que se vê em um ambiente novo e cheio de cores, texturas e percepções.
- Desenvolvimento de imunidade
Já ouviu falar da famosa vitamina “S”, de sujeira? Pois é! Especialistas afirmam que o contato com alguns microrganismos encontrados na natureza é importante, podendo auxiliar no funcionamento correto do sistema imunológico da criança (que ainda está em desenvolvimento). Assim, é possível criar anticorpos e melhorar a resistência para enfrentar, por exemplo, uma infecção!
- Conscientização
Colocar sua criança em contato com a natureza é também uma forma de desenvolver sua conscientização e respeito para com o meio ambiente. Ensinar nossos pequenos, desde cedo, a respeito da importância de preservar o meio natural pode ser a chave para um futuro mais promissor!
Apesar de tudo isso, nós sabemos que, vivendo nas grandes cidades, manter esse contato pode ser um desafio. No entanto, algumas alternativas podem ser válidas para criar seu pequeno mais próximo do mundo verde. Confira algumas abaixo:
- Jardins e plantas na casa
Se você mora em casa, e não apartamento, procure aproveitar o espaço do quintal, por exemplo, para o cultivo de plantas. Montar uma mini-horta é também uma opção (que também pode ser feita em apartamentos com varanda ou apenas com parapeitos nas janelas): além do cultivo do verde, você pode também educar sua criança a respeito das propriedades de ervas e temperos, estimulando o paladar e o olfato!
- Passeios no parque
Apesar da correria da semana, procure tirar um tempo nos fins de semana para levar sua criança a um passeio no parque, por exemplo. Estimule a brincadeira com a terra, com a grama. Esteja disposta a entrar na dança também: tenha a certeza de que será muito divertido!