Você já ouviu falar sobre endometriose? Conheça um pouco mais sobre essa comum doença:
por Dr. André Cassiani
A endometriose é uma doença que pode causar vários transtornos à qualidade de vida das mulheres, afetando desde a adolescência até a menopausa e principalmente durante a fase adulta. A presença de tecido uterino, isto é, o tecido que reveste o útero das mulheres por dentro, também chamado de endométrio, e que deveria existir somente neste local, passa a crescer ou se formar em outras regiões do corpo feminino, por exemplo, dentro do abdome, nos ovários, na bexiga, no intestino e tantos outros locais.
Parece estranho? Pois bem, a doença ganhou fama por ser enigmática e atualmente muitos grupos de médicos e pesquisadores em todo o mundo se dedicam a estudar e tentar explicar o porquê disto acontecer. Por isso, ainda precisamos entender mais sobre a doença. O que se sabe é que este tecido localizado fora do seu local habitual é causa de inflamações crônicas em diversas regiões e órgãos, principalmente do abdome e pelve da mulher.
Como a endometriose afeta a vida das mulheres? A doença pode ser responsável por sintomas dolorosos, como as tão conhecidas cólicas menstruais que tantas mulheres sofrem nos seus “dias”, podem levar a dores durante a relação sexual e também causar infertilidade. De um modo geral, os sintomas dolorosos são os mais frequentes e devem ser minuciosamente explorados na busca do diagnóstico. Falaremos aqui oportunamente sobre a endometriose, suas características e descobertas mais recentes.
A mensagem de hoje, no entanto, é: aquela velha orientação de que a cólica menstrual é normal e que você tem que aprender a conviver com ela deve ser repensada. Fique atenta às dores que aparecem no período menstrual, elas podem ser um sinal da endometriose.
Se achar necessário, procure um profissional capacitado para ajudá-la.
Dr. Andre Cassiani
CRM: 71270