A vontade de ter filhos, quando bate, é irrefreável! Geralmente, a futura mamãe e o futuro papai acabam por se concentrar completamente nela. No entanto, há algumas coisas que você precisa saber antes de ter o seu bebê. Confira abaixo!
- Aproveite para dormir tudo que puder. O seu sono não será prioridade após o nascimento de seu bebê, e você sentirá falta disso – acredite! No entanto, esse período de sono conturbado é normal, e regulariza à medida que a criança vai crescendo.
- Não estranhe se o casamento balançar um pouco. Ter um filho traz mudanças que abalam a estrutura do casal, e pode demorar um pouco para que vocês voltem à normalidade. Tenha tranquilidade e paciência, é uma fase normal.
- Amamentar não dói. Não alimente esse receio! A amamentação é uma fase mágica na vida de qualquer mãe e na sua relação com seu bebê.
- Mães também erram! Lembre-se de que suas falhas são naturais como de qualquer ser humano, especialmente com seu primeiro filho. No entanto, são com as falhas que você aprenderá cada vez mais sobre maternidade.
- Seu corpo passará por mudanças extremas e talvez você sinta dificuldades em voltar à forma em que estava antes da gravidez. Isso é normal e pode ser um processo lento. Varia de mulher para mulher!
- Não compre muitas roupas para o bebê antes de seu nascimento. Seu crescimento é rápido nos primeiros anos e, por isso, a sua numeração de roupas mudará o tempo todo.
- Tenha paciência para ouvir todos os conselhos que você ouvirá sobre como criar seu bebê. Você não precisa segui-los, mas saiba que virão aos montes. Calma!
- Não estranhe se seus amigos se afastarem por um tempo. Você, na verdade, também vai acabar se afastando – sua atenção, agora, será toda de seu bebê.
- Seu filho vai chorar muito quando tiver cólicas. Às vezes, remédios e supositórios podem não ajudar. Mantenha a calma e entenda que essa reação é normal! Procure aliviá-lo com massagens na barriga.
- Você vai sentir medos intensos, como se qualquer coisa fosse colocar seu filho em perigo. O instinto de proteção é natural.
- Não crie expectativas – a primeira palavra do bebê nem sempre é “mamãe”!
- Muitas coisas que você não entende em sua mãe ficarão mais claras para você (e você talvez até faça igual!).
- A idade com que seu filho aprenderá a engatinhar e a andar pode não ser a mesma em que a maioria dos bebês aprende. Não se preocupe; respeite o processo natural dele.
- Dar banho sozinha em seu bebê pode ser assustador, pois é um momento em que ele fica ainda mais frágil. Você vai pegar prática, não se preocupe!
- A maternidade não é apenas feita de momentos plenos e felizes. Você sentirá dúvidas, você sentirá cansaço. Mas, ao fim do dia, saberá que valeu a pena, quando seu bebê lhe der uma risada ou se aninhar em seu colo.