10 dicas para seu filho largar a chupeta!
Você conhece algum bebê que não faz uso da chupeta? Provavelmente não, né? Ela é um recurso usado pela criança a fim de satisfazer suas necessidades orais, muito fortes nos primeiros anos de vida. No entanto,
Você conhece algum bebê que não faz uso da chupeta? Provavelmente não, né? Ela é um recurso usado pela criança a fim de satisfazer suas necessidades orais, muito fortes nos primeiros anos de vida. No entanto, a longo prazo, o uso excessivo da chupeta pode trazer malefícios à saúde do bebê, como problemas dentários e de respiração.
1. Vá tirando aos poucos, reduzindo gradativamente o tempo que a criança fica com a chupeta, distanciando cada vez mais os intervalos.
2. Tire primeiro durante o dia. A criança tende a querer mais a chupeta na hora de dormir. Se ela já estiver desacostumada a usá-la durante o dia, as probabilidades de apresentar menos resistência na retirada da noite são maiores.
3. Reforce sempre com palavras. Incentive a criança a ficar sem ela. Diga, por exemplo, que ela está crescendo, e por isso não precisa mais da chupeta.
4. Procure trabalhar com trocas, ou seja, substitua a chupeta por outro objeto que possa confortar a criança de alguma forma. Um dos mais famosos é o “paninho de dormir”, que pode acalmar muito a criança, principalmente na hora de dormir.
5. É muito importante que você seja persistente e não deixe que a resistência da criança atrapalhe o processo. Tente todos os dias e sempre reforce como ela não precisa da chupeta.
6. Mantenha-se firme na decisão. Escolha um dia para tirar de vez a chupeta e vá avisando a criança que o dia está chegando. E, quando chegar, não volte atrás! Será difícil, mas tenha sempre em mente que é um processo necessário para o bem-estar de seu filho.
7. Tente um sistema de “recompensas”. A cada semana sem chupeta, por exemplo, presenteá-lo com algo ou levá-lo para brincar no parque.
8. Peça ajuda para pessoas a quem sua criança é apegada. Um primo ou prima, por exemplo, que já sejam mais velhos. Peça para que eles também incentivem a retirada da chupeta.
9. Seja bastante estrita com relação aos horários permitidos durante o processo de tirar a chupeta. Nós sabemos que é difícil resistir ao choro do seu filho, mas, nesse momento, lembre-se sempre de que é para o bem dele.
10. Entenda-o como um processo natural! Ele será relativamente demorado e difícil, mas essa é a normalidade dele. Não se assuste!